Al ́Fado apresenta "Nasimiento" em Lisboa
Al' ́Fado, o projeto de música ibérica de raízes Sefarditas, cujas origens remontam às comunidades judaico/hebraicas que habitaram a península durante a Idade Média, irá apresentar ao vivo o seu álbum de estreia, "Nasimiento", em Lisboa, dia 18 de Outubro, às 20h30, no espaço BOTA (Base Organizada da Toca das Artes), um espaço cultural multidisciplinar, situado no Largo Santa Bárbara, nº 3D, em Lisboa). Para aquela que será uma noite intimista com um concerto em formato showcase, e também a estreia do documentário Making-Of do disco.
O concerto incluirá os singles “Rikordus di mi Nona” e “Ó Gente da Minha Terra” e contará com duas colaborações inéditas com os músicos convidados Eva Parmenter (uma das mais destacadas concertinistas em Portugal) e Samuel Gapp (premiado pianista e compositor alemão). Uma noite de celebração do percurso dos Al’Fado, dos palcos pisados em Portugal e no estrangeiro nos últimos 4 anos, das viagens e explorações musicais e artísticas desenvolvidas no imaginário fértil do cancioneiro Sefardita até ao Fado.
O ensemble Al' ́Fado assimila diversas influências musicais que vão do Flamenco ao Jazz, passando pelas Músicas do Mundo, como consequência lógica da diversidade cultural dos músicos portugueses e israelitas que o integram. Al' ́Fado é constituído por Gal Tamir (voz e clarinete), Avishay Back (baixo), João Roque (guitarra) e Diogo Melo de Carvalho (percussões e melódica).
Respeitando em absoluto a tradição, as letras são escritas e cantadas em Ladino, dialeto medieval que mistura castelhano, português e hebraico, sintetizando, deste modo, a riqueza da cultura hebraica, e cruzando-a com a canção portuguesa por excelência, o Fado.
O álbum "Nasimiento" retrata os primeiros encontros, o choque de ideias e de personalidades musicais, bem como a vitalidade que caracterizou a fase inicial do processo artístico e criativo do ensemble. De salientar que "Nasimiento" conta com as paticipações especiais do pianista português João Paulo Esteves da Silva e da flautista israelita Hadar Noiberg.