"Aprender com as vítimas e os sobreviventes de violência sexual na infância para inspirar a mudança de políticas"
Ana Branco
Imagem do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual
A exploração sexual ou o abuso sexual infantil nunca é culpa da criança. No entanto, demasiadas vezes, o estigma e sentimentos de vergonha impedem-nas de falar com alguém sobre isso. Em muitos casos, as vítimas/os sobreviventes não se sentem capazes de revelar as suas experiências antes de atingirem a idade adulta. Consequentemente, não conseguem aceder a ajuda ou apoio para se curarem deste trauma. Como resultado, os perpetradores prosseguem impunes, o que pode levar a mais abusos sobre a mesma criança ou sobre outras.
Temos de quebrar o silêncio em torno do abuso sexual e aprender com as experiências das vítimas/ dos sobreviventes para melhorar os serviços de proteção e prevenção para eliminar o abuso sexual de todas as crianças em todos os lugares.
A edição de 2023 do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual centra-se na aprendizagem com as vítimas/os sobreviventes de violência sexual na infância para inspirar a mudança de políticas. Esta será uma oportunidade para destacar a importância do envolvimento com as vítimas/os sobreviventes para aprender consigo e com as suas experiências traumáticas, para compreender o que poderia ter sido mais bem feito para reagir, denunciar e para os apoiar. Dar-lhes uma voz pode inspirar a mudança.