Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte Notes.

Anotações artísticas

Arte Notes.

Anotações artísticas

03 de Outubro, 2023

Dupla Ana Borralho & João Galante regressa às novas criações com "Louise Michel"

 

Ana Borralho & João Galante «Louise Michel» © Estelle Valente

Ana Borralho & João Galante "Louise Michel" © Estelle Valente

A anarquia e a luta de Louise Michel, um grupo de mulheres com bandeiras negras em riste, um texto do Rodrigo García e uma canção dos Radiohead.

Este bem poderia ser o resumo da nova criação de dupla Ana Borralho & João Galante que regressa, nesta temporada, às novas criações.

No próximo dia 7 de Outubro, pelas 21h30, o Teatro das Figuras em Faro recebe, pela primeira vez, uma estreia mundial da dupla de criadores: Louise Michel, a nova performance que parte do texto Deviam ter ficado em casa, seus idiotas, de Rodrigo García e de Exit music (for a film), tema incluído no álbum OK Computer dos Radiohead.

A partir daí, a subjectividade de Borralho & Galante faz içar a bandeira negra da anarquia na figura de Louise Michel, um dos nomes mais relevantes da Comuna de Paris, para olhar de frente os temas da opressão, resistência e liberdade.

Em palco, dez mulheres realçam o papel feminino na formação de movimentos políticos e sociais, desafiando a sua representação tradicional na esfera pública. Quem assiste é também chamado e encorajado a questionar as estruturas e sistemas que moldam a nossa sociedade, e a considerar o potencial do seu pensamento crítico como motor de mudança e resistência.

 

Louise Michel, que teve início em 2021 num trabalho de Ana Borralho & João Galante desenvolvido com os alunos finalistas de Licenciatura de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema, sobe agora ao palco no dia 7 de Outubro, pelas 21h30, no Teatro das Figuras. 
Em Lisboa, a apresentação será na Culturgest, de 8 a 10 de Fevereiro de 2024.


Conceito e direção artística: Ana Borralho & João Galante
Performers: Ana Catarina Santos, Ana Freitas, Ana Inês Azevedo, Ana Vaz, Beatriz Costa, Daniela Santos, Elizabete Francisca, Inês Marques, Maria Roque, Rafaela de Lima

Colaboração Artística e Assistência de Ensaios: Daniel Matos
Texto: Rodrigo Garcia (excerto da peça Deviam ter ficado em casa, seus anormais)
Música: Exit Music (for a Film), de Radiohead
Sonoplastia: Coolgate aka João Galante
Piano: Ásia
Tradução: John Romão
Desenho de Luz: Eduardo Abdala
Direção Técnica: Manuel Abrantes
Animação Digital: Noah Jasmim
Costureira: Marina Tabuado

Direcção de Produção: Andrea Sozzi
Produção Executiva: Joana Duarte e Maria João Malheiro
Direcção Executiva: Mónica Samões
Apoio à Administração: Teresa Serra Nunes
Comunicação: this is ground control
Produção: casaBranca - Associação Cultural
Co-produção: Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, Teatro das Figuras

Apoio à Residência Artística: Companhia Olga Roriz e Teatro Experimental de Lagos
Apoios: Mãozorra Teatro de Marionetas, Companhia Olga Roriz, Casa-Atelier Vieira da Silva, Teatro da Voz - Real Pelágio, Mão SiMão, Well'Come! Hostels & Guesthouses e Quinta das Aves
Agradecimentos: Artistas Unidos, Daniel Tormo, Filipa Borges, Tatiana Antunes, Leandro Araújo, Catarina Caldeira, Inês Duarte, Adriana Xavier e Simão Costa

 

Os bilhetes custam 10€ (com descontos disponíveis) e podem ser adquiridos presencialmente ou através do site do Teatro das Figuras (aqui).