Pensamento crítico
Ana Branco
Imagem do Dia Mundial da Filosofia
O homem, quando começa a investigar os magnos problemas metafísicos, já está na vida. E a vida humana, a vida concreta deste ou daquele, pode não se preocupar com os problemas da ontologia, mas, em vez disso, como vimos quando falamos da relação entre psicologia e ética, é constitutivamente 'moral'. Antes de fazer filosofia o filósofo escolheu, e em boa parte feito, moralmente a sua vida. Essa atitude moral anterior não influenciará a orientação filosófica? Sem dúvida, sim. Mas houve filósofos que, indo mais longe, chegaram a inverter os termos da subordinação. Segundo eles, é a metafísica e a filosofia em geral que depende da moral. "O tipo de filosofia escolhida — afirmou Fichte — depende do tipo de homem que se é”.
in "Obras completas. Volume 2: Ética”
José Luis L. Aranguren defendia a tese de que o ser humano é estruturalmente moral. Isto significa que toda a vida humana é ética, independentemente do conteúdo que venha a ser dado a essa forma constitutiva. A dimensão social da moral individual e da Ética como fundamento das relações sociais é um aspecto distintivo da investigação de Aranguren que tanto se interessou pela Sociologia da Educação e da Comunicação, pela Teoria da Informação e pela Teoria dos Sistemas, como pela Literatura e pela crítica à cultura estabelecida ou à partidocracia.
O Dia Mundial da Filosofia, que hoje se assinala, é uma oportunidade para realçar a importância do pensamento crítico para encontrar novas formas de construir sociedades justas e igualitárias.