Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte Notes.

Anotações artísticas

Arte Notes.

Anotações artísticas

06 de Setembro, 2023

“Retorno à Caverna”

 

JR «Retorno à Caverna – Ato I – A entrada da caverna»

JR "Retorno à Caverna – Ato I – A entrada da caverna" (imagem)

Conhecido por colocar fotocópias da sua arte nas ruas, o artista francês JR foi convidado pela Ópera Nacional de Paris para revestir os andaimes que cobrem o monumento, no âmbito dos trabalhos de restauro do Palais Garnier.

«A partir de hoje e até 25 de Setembro, a fachada da Ópera, templo da música e da dança, transforma-se para revelar a entrada de uma imensa caverna que se abre para uma perspectiva de rocha e de luz.

Uma alusão aos códigos românticos do século XIX, mas também aos grandes cenários da ópera, os elementos arquitectónicos de Napoleão III parecem presos num duplo movimento temporal.

Ao mesmo tempo que as ruínas devolvem os monumentos parisienses à sua própria fragilidade e questionam o seu carácter eterno, vemos também uma obra em permanente reconstrução, como evidenciam os numerosos andaimes presentes, um aceno à obra real e necessária que serve fisicamente de suporte a esta instalação.

Subindo a Avenida de l'Opéra, o visitante é convidado a projectar-se neste universo geológico, uma evocação visual das origens do ballet e da ópera, quando o canto e a dança celebravam as divindades da Grécia arcaica em grutas montadas para festividades.

Foi apenas no século VI a.C. que estas celebrações se aproximaram das cidades para criar verdadeiras plataformas que reunissem todos os cidadãos. Assim nasceu o teatro.

Ao mesmo tempo que se desvia o motivo do andaime, a instalação introduz um regresso à natureza de inspiração romântica e remete para a alegoria filosófica da caverna de Platão, local cuja saída permite o acesso ao conhecimento e à compreensão do mundo.»

2 comentários

Comentar post