“Women´s every – Day”
Arte Notes.




Segundo os últimos dados, desde o início do ano de 2022, até 30 de Setembro, registaram-se 21 vítimas de violência doméstica em Portugal (20 mulheres e 1 criança), tendo sido participadas 8887 ocorrências à PSP e GNR no 3º trimestre de 2022.
As instalações “Women´s every – Day” do artista Bordalo II, alertam para a injustiça da sociedade continuar a olhar a mulher como ser humano inferior.
«Vivemos numa sociedade machista e conservadora, onde a luta pelos direitos da mulher ainda é uma constante. A desigualdade, a "cultura" de violência e a objetificação das mulheres é uma realidade um pouco por todo o mundo. Nuns sítios acontece pontualmente, noutros é como se ainda fossemos homens das cavernas.
Como se este cancro social não bastasse, o sistema judicial continua a falhar às mulheres e é o (sem) número de vítimas que o comprovam.
O sistema não as protege, não salvaguarda nem faz cumprir os seus direitos e, muitas vezes, parece estar do lado o agressor. Temos casos de juízes e juízas misóginos, a proferir barbaridades sobre se a vítima “fez por merecer”. Tudo isto contribui para um sentimento de injustiça, impotência e medo - de que nem a lei defenderá os seus direitos mais fundamentais. Liberdade, Igualdade, Respeito.»
Fotografias do facebook do artista.